quinta-feira, 9 de junho de 2011

Teste do Pezinho, Olhinho, Orelhinha...


         


A triagem auditiva neonatal, obrigatória por lei municipal nº 3028, de 17 de maio de 2000.
É um programa de avaliação da audição em recém nascidos, indicada por instituições do mundo todo para diagnóstico precoce de perda auditiva, uma vez que sua incidência, na população geral, é de 1 a 2 por 1000 nascidos vivos.
A Técnica utilizada é a de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAs).
O Exame é indolor, com a colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido, com a duração por um tempo médio de 3 a 5 minutos. 

Fonte: http://www.testedaorelhinha.com.br/ 

       



O que é o Teste do Olhinho?

Teste do Olhinho, também chamado de Teste do Reflexo Vermelho, é um exame simples, indolor e gratuito, que deve ser realizado ainda na maternidade em todos os bebês para diagnosticar precocemente doenças oculares graves (entre elas a catarata e o glaucoma congênitos, retinopatia da prematuridade, tumores e infecções) que, se não forem tratadas a tempo, podem levar à cegueira.

Como é realizado o exame?

O Teste do Olhinho é feito pelo pediatra com o auxílio do oftalmoscópio (aparelho similar a uma lanterna), que produz uma fonte de luz para analisar o olho do bebê e o reflexo proveniente da retina. Se o reflexo tiver tonalidade vermelha significa que as estruturas oculares estão saudáveis. Mas se o reflexo for ausente ou tiver tons diferentes, é preciso encaminhar ao médico oftalmologista para especificar o problema e tratá-lo o quanto antes.

O exame está previsto por lei?

Sim. São Paulo prevê a aplicação do Teste do Olhinho em todos os hospitais e maternidades desde 2007, com a lei 12.551. O exame também é obrigatório em alguns outros Estados como o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Fonte: http://www.testedoolhinho.org.br
   


O Teste do Pezinho (Triagem Neonatal) é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infeciosas que poderão causar lesões irreverssíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnósticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. Existem três tipos de teste: Básico, Ampliado e Plus.

A triagem neonatal, também conhecida como teste do pezinho, costuma ser realizada na própria maternidade ou hospital onde o bebê nasceu, entre o 3o e o 7o dia de vida.
Através de gotinhas de sangue tiradas do calcanhar da criança, é possível se fazer uma importante avaliação inicial para detectar algumas doenças genéticas (transmitidas pelos genes da mãe e do pai) e congênitas (que se desenvolve no útero), que precisam de tratamento o mais rápido possível para evitar graves sequelas no futuro.

Desde 2001, o Ministério da Saúde tem um programa nacional cujo objetivo é submeter todos os recém-nascidos do Brasil a uma triagem para certas enfermidades -- algo que ainda vem sendo implantado, em velocidades distintas, em cada Estado do país.

O governo estabeleceu três fases para a implantação do teste no território nacional: a primeira etapa é uma triagem básica para duas doenças (fenilcetonúria e hipotireoidismo congênito), e as seguintes incluem exames para um maior número de anomalias, como a anemia falciforme e a fibrose cística.  
Fontes: http://www.testedopezinho.com.br/

http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24981&janela=1

http://brasil.babycenter.com/baby/recem-nascido/teste-do-pezinho/


Também já postamos o link importante sobre Vacinas em Prematuro Imunizado é Prematuro Protegido

Nenhum comentário:

Postar um comentário