segunda-feira, 14 de março de 2011

Cada mamãe com seus sintomas...!

Como são diferentes as gestações
São diferentes na mesma mamãe, de um filho para outro, imagine em mamães diferentes...
Cada uma com seus sintomas, com suas alegrias, com seus pensamentos...

Antes de engravidar sempre ouvi sobre enjoos, fome, sono, inchaço...

Mas descobri que isso é realmente variável.
No meu caso:
- Enjoos: foram realmente chatos, não iniciaram logo que descobri a gravidez, demorou um mês eu acho e foi até quase 4 meses, e depois sumiu! Ufa.
Mas algo totalmente superável... tanto que ainda estou grávida e nem me lembro do tanto que me afetou. Lembrando que fui parar 2 vezes no hospital para tomar soro com dramin
Também são diferentes itens que causam o enjoo, sempre vai variar... para mim era cheiro de perfume, do desinfetante e do banco de couro do carro.
Nunca enjooei com cheiro de comida e também nunca sai da mesa correndo para o banheiro (como vemos na TV) Sempre vinha horas após alimentação (mas confesso que sempre que ia a um restaurante, já verificava onde estava o banheiro no caso de precisar correr...).
Acupuntura foi o que me ajudou muito, fazia 1 x por semana, na verdade fiz a craniopuntura, me fez muito bem...
- Inchaço: sempre tive retenção de líquido... por mais que tentasse tomar 2lts de água... mas meus pezinhos geralmente inchavam, principalmente no verão. Com a gravidez pensei que fosse sofrer muito, então já comprei a tal Meia de Média Compressão.
Não achei tão difícil usar essa meia, como todos dizem... o pior são as opções de cores, são horríveis e acabam com qualquer modelito.
Meus pés incharam a partir do Quinto mês, mas não tanto.
Também fiz sessões de drenagem linfática 2x na semana e dormia com os pés sobre um travesseiro.
A partir dos 6 meses e meio, que realmente fiquei de repouso por vários períodos na cama meus pés simplesmente desincharam... como um passe de mágica... faz 1 semana q meus ossinhos estão aparecendo... inacreditavelmente. Minha nutricionista iria se orgulhar desta vez rsrsrs Mas não sei por quanto tempo eles permanecerão assim...
- Pressão alta: Uma preocupação das gestantes. A minha super normal, ou até baixa: 10 x 6 ou no máximo 13 x 7. Tomara que continue assim.
- Sono: Não fez parte da minha gestação... Dormia tarde, acordava super cedo, passava todo o dia acordada e, às vezes, ainda tinha insônia. Ao contrário da maioria das gestantes...
- Fome: Também não fui de comer muito... o normal. Provavelmente porque comia a cada 2 ou 3 horas no máximo, então estava sempre satisfeita.  Claro que sabemos que temos que regular a alimentação, para o bem da mãe e das bebês, então, provavelmente, meu "inconsciente colaborou muito" para uma alimentação mais saudável.
- Diabetes Gestacional: A Dra. ficou com receio de eu adquirir, então no início do Sexto mês proibiu o açúcar e a nutricionista cortou o carboidrato branco. Com isso fui controlando minha glicose, diariamente, mas consegui mantê-la dentro da normalidade. Claro que vou confessar que algumas vezes comia um chocolate, ou sorvete (de chocolate). A vontade é muito grande para uma chocólatra assumida.
- Calorão: O Calor passou a me incomodar a partir dos 7 meses... fevereiro para março. Dez e Jan consegui levar na boa, inclusive usando a tal meia de média compressão. Mas um sintoma que percebi nesse período também foi um calorão nas orelhas e cabeça quando as bebes iam "empelotar", sempre que minha barriga ficava toda tordinha, o calor vinha primeiro... mas logo passava. 
- Repouso: A Dra. pediu que eu parasse de trabalhar no final de novembro, início de dezembro, mas eu me sentia bem demais para não encerrar meu ano letivo na faculdade e ficar em casa. Trabalhei até dia 24 de dezembro, quando entrei em férias. Retornaria final de janeiro, mas deixei tudo certo para minha substituição. Com isso, passei a trabalhar em casa. Toda manhã resolvia detalhes da faculdade, via Net. Conseguia ainda sair um pouco de casa para alguns detalhes. A partir de fevereiro, 26 semanas (6 meses e meio), fiquei mais de repouso e com 29 semanas repouso total, só saia de casa para ir aos médicos. Maior parte do tempo na cama, que para mim era o local mais confortável, às vezes deitada, às vezes sentada. Mas levando na boa, sem maiores problemas (lembrando de grande dor na "poupança", mas dores nas costas eu não tinha).
- Madrugada: A partir do sétimo mês passei a acordar várias vezes para fazer xixi, também já estava com barrigão de 9 meses. Sempre dormi de lado, e o virar de um lado para o outro era a dificuldade da madrugada. Travesseiros nos pés, entre as pernas e para sustentar a barriga. 
- Azia: Após o sétimo mês comecei a ter em alguns dias. Optei por não tomar remédios. Chá de camomila ou leite me ajudavam.
- Cãibras ou Câimbras: A primeira, e única, até agora, aconteceu em 07/02. Percebi que elas "tentam atacar" quando vou me espreguiçar na cama, então, cuido ao fazer isso.
- Desejos:  Posso dizer que não dei trabalho ao marido. Nunca tive aquele desejo irresistível... sobreviveria sem algo que quis comer, apesar de sempre tentarem trazer tudo que eu só comentei que era bom rs. Tem uma histórinha legal sobre um lanchinho que irei contar num tópico a parte.

- Mamães: Nas minhas buscas e leituras percebi que têm mamães de trigêmeos para todos os sintomas e reações. Mamãe que trabalhou durante toda a gravidez. Mamãe que ficou de repouso toda a gestação. Mamãe que fez reforma na casa, mudanças, etc. Mamães preocupadas, mamães descoladas... O que não altera são as Mamães guerreiras e apaixonadas pelos seus bebês sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário